Hoje, durante o meu zapping vespertino, descobri este programa cujo objectivo é incentivar a leitura, especialmente nos mais pequeninos.
Fiquei muito contente por este tipo de programas existir (na RTP2, penso que entre os desenhos animados) e lembrei-me de uma forma de estimular a leitura nos mais novos.
A ideia original não é minha, mas foi graças a ela que eu hoje sou menina para gastar a mesada toda numa livraria.
É muito fácil, cada vez que o filho pedir aos pais carros e bonecas substitui-se a compra de um destes brinquedos por um livro, coloca-se o livro numa estante ao alcance da criança (0s livros são para ser manuseados), todas as noites um dos papás lê uma história à criança, mas tem de a deixar ver as imagens e principalmente fazer as vozes das personagens (e não conta fazer sempre a mesma voz, cada boneco tem uma voz diferente). Deve ser sempre a criança a escolher a história, mesmo que os pais já a conheçam de cor. Assim, deverão ficar como eu, que cada vez entro numa livraria volto a abrir muito os olhos à procura da história dessa "noite" e tal como uma menina de 3 anos só descanso quando descubro como acaba a aventura.